Sugestões
Canal exclusivo para contribuições e sugestões para o aperfeiçoamento do sistema de integridade do TCERO!
Ajude-nos a evoluir! Envie suas ideias e faça a diferença.
Envie sua sugestão, elogio, dúvida ou denúncia/ comunicados
Canal exclusivo para contribuições e sugestões para o aperfeiçoamento do sistema de integridade do TCERO!
Ajude-nos a evoluir! Envie suas ideias e faça a diferença.
Canal exclusivo para reconhecer o bom atendimento prestado ou qualquer medida adotada em relação à gestão da ética e integridade no TCERO!
Adoramos receber elogios! Compartilhe o que você mais gostou.
Exclusivo para solucionar dúvidas em relação ao sistema de integridade, incluindo consulta acerca de potencial conflito de interesses, como o exercício de atividade privada.
Envie sua dúvida e nós responderemos para você.
Este canal deverá ser utilizado exclusivamente para a formulação de denúncias, relacionadas aos agentes do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e do Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia.
Utilize esse canal caso queira comunicar alguma coisa.
Exclusivo para relatar qualquer situação relacionada ao descumprimento de preceitos normativos de assédio moral, e assédio sexual.
Utilize esse canal para relatar qualquer tipo de assédio.
Identificada: Seus dados cadastrais são obrigatórios e poderão ser encaminhados a outras unidades do TCERO e MPCRO.
Sigilosa: Seus dados cadastrais são obrigatórios e ficarão acessíveis à unidade do TCERO que analisará o relato.
Anônima: Os dados pessoais não são obrigatórios.
Tire suas dúvidas sobre o funcionamento do canal de relatos.
Entenda as garantias de sigilo e segurança oferecidas no uso do nosso canal de relatos.
Os administradores do canal não compartilham endereços de IP dos dispositivos dos usuários do sistema via site, ou aplicativo.
Os membros das instâncias de integridade, designados pela alta gestão, tem suas atribuições definidas em ato normativo e prestam compromisso de sigilo e confidencialidade.
O Tribunal de Contas de Rondônia (TCERO) garante que todas as denúncias ou reclamações contra seus agentes, serão investigadas, em conformidade com a legislação.
As denúncias/comunicados são recebidas por integrantes da UGI (Unidade responsável pela Gestão do sistema de Integridade), e encaminhadas – sob sigilo - ao comitê de ética e gestão de riscos.
O canal permite, ainda, que uma denúncia/comunicado que envolva quaisquer dos membros das instâncias de integridade (UGI e comitê de ética e gestão de riscos) não seja direcionado ao envolvido no relato.
As denúncias/comunicados, dúvidas e sugestões geram um número de protocolo, por meio do qual o usuário pode acompanhar o processamento do relato, inclusive, com a possibilidade de complementação mediante o envio de arquivos ou documentos.
Se você já realizou um relato ao TCERO e deseja acompanhar o andamento, informe o número do protocolo.
Assédio moral é a conduta reiterada de uma pessoa que tem como intenção ou consequência (ou seja, pode ser intencional ou não) constranger, degradar, humilhar outra pessoa e que pode até mesmo resultar em danos físicos ou psicológicos, comprometendo sua saúde física ou mental, sendo considerado, portanto, um tipo de violência.
O assédio moral ocorre no ambiente de trabalho e/ou em decorrência do trabalho; pode ser vertical, descendente ou ascendente (praticado por superior hierárquico ou por subordinado, respectivamente); horizontal (pessoas da mesma hierarquia) e misto/ coletivo (superiores hierárquicos e pelos seus pares).
Já o assédio sexual envolve manifestação de cunho sensual ou sexual, praticada contra a vontade a quem se dirige A prática de assédio sexual pode se dar por abordagens grosseiras, gestos, palavras, ações ou comportamentos invasivos e inadequados, com conotação sexual, que causem constrangimentos, humilhação, intimidação e até medo.